terça-feira, 17 de abril de 2012

Josué 1:1-9

Oi, pessoal!
Como vocês estão?

Por aqui, tempos de paz e tempos de luta também! Agradeço aos que puderem orar por mim, pois as coisas não estão fáceis!

Mas como é bom saber que não importa a situação, podemos sempre contar com um Pai de amor que está sempre disposto a lutar por nós! É essa certeza que não nos deixa desistir jamais... s2

E ontem foi um daqueles dias em que imprevistos acontecem, mas no fim das contas, você percebe que está na hora certa, no lugar certo e com a palavra certa!

Eu tinha ido na igreja para o ensaio de Dança, quando uma das meninas ligou e disse que iriam se atrasar. Ao mesmo tempo, a pessoa que faria a abertura da reunião não pôde estar presente e eu me coloquei no lugar dela.

O Senhor me deu uma palavra que está em Josué 1:1-9.
O contexto desta passagem gira em torno de um período de grande incerteza. Imagine só:

Sua nação foi escrava durante 400 anos, daí um cara chamado Moisés tem um encontro com Deus e se torna libertador do povo. Moisés era a única pessoa que tinha intimidade com Deus, que via a Deus face a face, que trazia a direção de Deus para o povo. Tudo o que o povo sabia de Deus era através de Moisés. Ele era a ligação do povo com Deus.

E, num belo dia..tcha-rammmm!!! Moisés MORRE!!! =O
Ahhhhhh!!!! "Tamo lascado"!!! Estamos perdidos!! O cara nos tirou de uma cidade, nos levou pro meio do deserto, onde não tem NADA além de areia, Deus só falava com esse cara o que a gente tinha que fazer, e agora o cara morreu!!! E nós ficamos!!! E agora??? O que vamos fazer?? Para onde devemos ir??? Alguém trouxe um GPS do Egito???

E é aqui que entra nosso camarada Josué. Ele era um jovem que nasceu no deserto (apenas os pais dele eram do Egito). Ele não sabia como era uma cidade, como era um deserto, como era guiar um povo. E, de repente, se viu escolhido por Deus para assumir a posição de líder e de sucessor de Moisés. Afinal, Deus não é do tipo de gente que faz as coisas pela metade. Ele tinha um plano para cada uma daquelas pessoas.

E às vezes, nos vemos como Josué e todo o povo hebreu. Nossa fé, nossa esperança, nossa SEGURANÇA, está em uma pessoa ou uma situação, um objeto. Nós agarramos a algo e vemos ela virar pó bem na nossa frente. E quando isso acontece, nós perdemos o chão. Para onde vamos? Como vai ser agora?

E a gente pode até pensar que Deus quer nos punir, ver a gente se dar mal por causa de tudo de errado que fizemos, mas....para o que Deus nos criou mesmo?

Deus nos criou para sermos Seus amigos, correto? Sendo assim, será mesmo que Deus quer ver você se dar mal e ser uma pessoa que nunca dá certo?

Eu creio que Moisés era uma "muleta" para o povo. Para que buscar Deus sendo que Moisés o via face a face? Pra que orar, sendo que Deus orienta Moisés e ele nos guia?

Mas Deus não queria ter uma relação com Moisés apenas. Da mesma forma, não queria ser o Deus de Moisés. Ele queria ser o Deus de Israel, ou seja, de todas aquelas pessoas.

E, às vezes, somos como o povo. Temos alguém que ora pela gente. Temos alguém que nos dá segurança e nos ajuda nos momentos difíceis. Temos alguém com quem sempre podemos contar e receber apoio. Mas não temos essa mesma intimidade com Deus, mesmo sabendo que Ele pode suprir todas as nossas necessidades. E como é terrível quando perdemos essa pessoa, essa segurança que tínhamos.

Acabamos presos ao passado e deixamos de olhar para frente porque a dor da perda nos impede de avançar. Nos impede acreditar num futuro bom sem aquela pessoa ou aquilo que nos dava segurança.

Você sabia que Deus tem ciúmes de você? E que Ele te ama? Te ama MUITO!
E, se Ele permitiu que isso acontecesse, não foi para que você sofresse e deixasse de viver seus sonhos, mas foi para conhecer o poder que Ele quer manifestar na sua vida. Ele te pede para ser forte e corajoso, para não desistir e nem voltar atrás, mas para persistir no que Ele te prometeu.

Se esforce... procure ler a Bíblia, orar, buscar a Deus da mesma forma que você conversa com seu melhor amigo.

Uma amiga um dia me disse "Vivian, ore por mim, porque eu sei que Deus te escuta". Mas a verdade é que Deus tem ouvidos bem atentos para ouvir a oração de todos nós, pois Ele nos ama da mesma forma, sem desigualdade. Vemos nos versículos 3, 5 e 9 que Deus seria com Josué da mesma forma que foi com Moisés. E, da mesma forma que foi com Moisés, com Josué e com tantos outros homens e mulheres da Bíblia, Ele será conosco.

Precisamos ser fortes, corajosos, buscar conhecer a Deus, conhecer o que Lhe agrada e o que Lhe desagrada, seguir as orientações Ele nos deixou em Sua palavra, renovar as nossas forças e nosso ânimo Nele, acreditar sempre que Ele tem algo grande para fazer em nossas vidas (Josué 1:7-8). Pode parecer ser muita coisa ao mesmo tempo, mas se tentarmos fazer uma coisa de cada vez, conseguiremos nos aproximar cada vez mais de Deus.

O amor de Deus por nós é maior do que todas as coisas e é por isso que Ele nos chama de "filhos".

Agora, deixe o passado para trás e olhe para frente! As misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã para te abençoar, e não para você continuar preso ao dia de ontem! Ele está te enviando para prosperar, para dar certo! Por isso, não desista! Não tema dificuldades nem desafios! Esforce-se! O Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares!

Tenha uma ótima semana! Semana de vitórias, em nome de Jesus!




Nenhum comentário:

Postar um comentário