quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Escravos por Conveniência

E aí, pessoal?? Como vocês estão? :)

Por aqui, tudo está bem! Minhas férias começaram nesta segunda-feira (aaahhhh..... que felicidade!! hehe), então, estou curtindo mais os dias e tem sido legal... tenho lido o livro de Romanos e Deus tem falado comigo de formas diferentes.

Em um dos momentos que tive em Sua presença, Ele falou "Escravos por conveniência. Já reparou como eles são?". E na hora eu não entendi direito, mas comecei a refletir sobre o que seria isso.

Escravos são pessoas que passam a ser propriedade de outra pessoa, seja por espontânea vontade ou de forma obrigatória (quando se impõe essa condição à pessoa). Eles são comprados de acordo com os atributos (saúde, força física, capacidade, etc).

Os escravos geralmente tem uma condição inferior aos seus senhores, por isso, eles os temem, obedecem-nos rigorosamente, cuidam da família e dos bens de seu senhor, abdicam-se de seus sonhos, de suas vontades e até mesmo de sua família - os filhos de um escravo também são escravos de seu senhor, que decide como o filho será "usado"(qual trabalho, em que lugar e de que forma).

Escravos não tem bens próprios. Tudo o que possuem, tudo o que conquistam, tudo o que contróem é de seu senhor. Caso decidam abandonar seu senhor (através de uma carta de alforria ou fugindo da casa de seu senhor), os escravos enfrentavam grandes dificuldades, afinal, todos sabiam que eram escravos, um escravo não tem instrução para servir de outra forma que não como escravo, também não tem terras e nem condições de comprar um local que possa ser dele, e ainda está sujeito ao desrespeito e à violência das outras pessoas que não são seus senhores ("caçadores" de escravos fugitivos, criminosos, mercenários, etc).

E, em pleno século XXI, a escravidão ainda existe através de "novos senhores" e, incrivelmente, passa despercebida pela maioria das pessoas, e elas se tornam escravos do trabalho, escravos das drogas, escravos de relacionamentos, escravos de pessoas, escravos do dinheiro, escravos do sistema, escravos do passado, escravos do sexo, escravos da aparência perfeita, escravos de doenças, escravos de sentimentos terríveis, escravos de acusações e julgamentos, escravos da família, escravos de opiniões, escravos do medo, ... e aí chegamos no ponto que Deus me falou: os escravos por conveniência.

Já reparou como eles são?
Tornam-se escravos por sua própria vontade e usam sua escravidão como justificativa para não lutar pelos seus objetivos, tornando-se dependentes do ambiente em que vivem e reagindo conforme ele.

E um dos tipos de escravos por conveniência é o escravo de Cristo.
Não é fácil ser escravo de um Senhor que os ama e que podem chamá-Lo de "Pai" e "Melhor Amigo" (Isaías 9:6). Ele é um Senhor que compreende suas fraquezas e que não impõe Sua vontade, mas dá o direito de livre arbítrio (livre escolha) a seus escravos e ainda os perdoa sempre que erram e buscam arrependimento, porque deseja o bem de seus escravos - e deseja tanto o bem deles que até se dispõe a trocar a carga pesada deles por sua carga que é mais leve (Mateus 11:28-30)!

Esse tipo de escravidão pode ser o maior presente para um escravo (a "escravidão dos sonhos"), mas também pode ser a maior condenação para um escravo que não se atenta aos detalhes da personalidade de seu doce Senhor.

Escravos por conveniência desejam ser escravos de Deus não para O servir, mas para serem servidos. Desejarão ir à casa de seu Senhor não para cuidar dela e trabalhar nela, mas para ganhar coisas e usufruir os bens de seu Senhor. Cuidarão da família de seu Senhor não por amá-Lo e por amar Sua família, mas por obrigação, desejando uma porção maior do que a familia de seu Senhor tem ou até mesmo preferirá matar a familia Dele por inveja.

Escravos por conveniência servem a Deus enquanto ganham tudo o que querem e enquanto tudo acontecer conforme sua vontade, mas abandonarão seu Senhor quando a vontade Dele for diferente da deles. Fugirão de Deus quando o trabalho for pesado, mas gritarão pelo Seu nome quando caírem nas armadilhas dos "caçadores de escravos" (demônios), quando precisarem de  ajuda, de dinheiro, de comida e de roupas e objetos que sustentem novamente seu orgulho e posição, afinal, como servem a um Senhor de Amor, tendem a esquecer que são escravos e acham que são alguém na sociedade.

Quando me dei conta disso, tive medo. Medo de permitir que minha intimidade com Deus me afaste Dele.

É gozado isso, mas é fato: quantas vezes buscamos a Deus para que Ele atenda nossos sonhos e nossa vontade, mas esquecemos da vontade Dele e dos sonhos que ELE tem para nós, da necessidade que a casa Dele tem (Deus também tem uma família e quer muito o bem dela).

Eu tenho medo de me prender às promessas e palavras maravilhosas de amor de nosso Senhor ao ponto de esquecer que ainda não passo de uma escrava que deve serví-Lo diariamente, e se humilhar, e aceitar a Sua vontade, e buscar agradá-Lo sempre, sempre, sempre. Não por uma troca, mas por amor - porque o meu Senhor disse que me ama e me convida todos os dias a conhecê-Lo mais exatamente para que eu possa amá-Lo da mesma forma, pois este meu Senhor é digno de ser amado mais que tudo nesse universo!

Preciso me humilhar todos os dias para não permitir que minha carne humana fale mais alto que meu espírito, ou fatalmente serei destruída, pois deixarei de servir ao meu Senhor. Ele não precisa castigar ninguém, pois os inimigos de Deus fazem questão de castigar terrivelmente quem O abandona. Nós não podemos esquecer da oração que fizemos um dia, dizendo "Eu me entrego a Ti, eu aceito Jesus como meu Senhor e Salvador".

Quando nos entregamos a Ele, devemos ser somente Dele. Quando nos entregamos, aceitamos ser comprados por preço de sangue (o sangue de Cristo derramado por nós). Quando O convidamos para ser Senhor das nossas vidas, não é para que Ele coloque de volta no lugar as coisas que bagunçamos. Não é para que Ele seja nosso empregado e, como um gênio da lâmpada mágica, faça tudo o que queremos que faça, afinal "tudo o que pedirmos em Seu nome nos será dado". Cuidado, pessoal! Precisamos ter temor ao Deus Todo-Poderoso que criou o universo e todas as coisas que há nele.

Só para lembrar... Deus não precisa da gente, tá? E não é porque agora vivemos debaixo da graça de Deus que devemos abandonar a Sua lei. Não é porque Jesus morreu por nós e através de Seu amor que todos os nossos pecados são perdoados, que devemos continuar no pecado e agindo como bem quisermos. Quantas vezes eu já ouvi "Ah, mas não tem problema, é só pedir perdão e Deus perdoa" !! Precisamos viver uma nova vida em Cristo (Romanos 6:1-5, 12-13)!

Hoje eu quero me entregar novamente a Ele, para ser a escrava que Ele quer. Se vou viver milagres e bênçãos, será por consequência do meu amor, da minha busca, da minha devoção e da minha fé, mas não isso não pode ser nosso objetivo. Se ainda assim, Deus não fizer mais nada na minha vida, permanecerei como sua escrava fiel, pois a coisa mais importante que Ele poderia fazer por mim já foi feita: sofreu, foi machucado, foi crucificado e morreu por nós para que nosso espírito fosse ressuscitado com Ele e, assim, todos os que crerem Nele receberão a vida eterna e poderão novamente estar juntos do Pai.

Sei que o termo "escravo" pode parecer um pouco pesado, mas gostaria que você entendesse que ser escravo de Cristo é ser liberto da escravidão em que o mundo vive (João 8:34-36). E o escravo de Cristo não é tratado ou considerado escravo, mas amigo de Cristo porque ele obedece os mandamentos de Cristo (João 15:12-16) e decide servir somente a Deus (Romanos 6:15-23).

Desta forma, é possível entender o que o apóstolo Paulo nos diz em Romanos 8:12-17: a nossa obrigação nessa terra, como escravos de Cristo, é de não viver conforme a escravidão que este mundo prega, afinal, se nos entregamos a um ser espiritual (que é Deus), devemos viver de acordo com Sua natureza celestial e não conforme a nossa natureza humana.

Pessoal...eu nem sei como terminar esse post, mas ....

Sempre antes de começar um ensaio da Dança ou de entrarmos no Altar para dançarmos no culto ou quando estou responsável pela abertura e consagração do culto, eu pergunto às pessoas por quê elas vieram à igreja e o que querem entregar a Deus.

Eu faço essa pergunta então para vocês: o que vocês querem entregar a Deus? Por que vocês vão na Casa do Senhor?

Talvez seja hora de mudar a nossa oração e, ao invés de fazermos um monólogo com Deus, termos um tempo em silêncio na presença Dele para ouvir o que Ele deseja e espera de nós. É hora de pedir menos e servir mais!

Desejem fazer diferente nesta semana. Busquem saber de seu Senhor como Ele deseja ser servido e estejam  atentos para ouvir Sua voz e seguir na direção em que Ele apontar. Pode parecer loucura e pode fazer nenhum sentido, mas obedeça! Este caminho vai te levar a uma grande experiência com teu Pai!

Um super beijo a todos vocês! Boa semana! ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário