segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Esse velho tá pirado!! (Conferência Dunamis 2012)

Oi, pessoal! Como foi o fim de semana de vocês?
O meu foi uma grande correria, pra variar! Mas graças a Deus, estive nos lugares certos, onde me sinto bem!

A vida é curta demais para se estar onde nos sentimos mal, onde o lugares e as pessoas nos fazem mal.
Eu desejo estar no meu lugar favorito com meus amigos favoritos todos os dias... e é por isso que eu amo a casa do meu Pai... e não vivo longe dela.

Voltando ao assunto! Quero dar continuidade ao post de 21/11 e compartilhar com vocês as mensagens da Conferência Dunamis 2012.

A primeira reunião foi conduzida por Guga Paiva, líder do Ministério Nova Geração, conhecido como um poderoso líder de adoração que representa uma das vertentes de uma nova geração de avivalistas que têm se levantado no Brasil. Ele nos ministrou sobre "Sair da Arca" com base no texto de Gênesis 8.

Nesses dias em que aguardamos a volta de Cristo, o Senhor está nos chamando para ser como Noé, para edificar uma construção que salve nossa geração e as pr[oximas também. Mas não adianta ser chamado por Deus e não tomar uma atitude. Precisamos ter uma reação "pós-chamado" para construir o que irá gerar mudanças e salvação.

Boa parte do que nós temos hoje foi porque uma geração passada construiu. Da mesma forma, precisamos ser como uma plataforma para a geração que está vindo, pois Deus se preocupa com cada geração e com o momento decisivo em que cada uma delas vive.

Para construir a Arca, Noé não usou nenhum modelo, pois nunca havia chovido até então e uma Arca nunca havia sido necessária. O que guiava Noé era a voz de Deus.

Só que muitas vezes Deus nos chama para fazer coisas que não tem o menor sentido. Por isso, precisamos estar firmes e confiar Nele para vencer toda rejeição e toda dor por não sermos aceitos pelos outros (principalmente quando não somos aceitos por quem mais amamos). A Arca não tinha o menor sentido de existir, Noé foi caçoado, achavam que ele estava louco, mas aquela Arca fez toda a diferença para aquela geração.

A rejeição é uma bomba que implode a construção de Deus em nossas vidas. Precisamos vencer a rejeição e a dor, assim como Davi venceu Golias. O amor de Deus vence toda rejeição. E Ele quer nos usar para construir algo que talvez ninguém consiga entender, mas que daqui a algum tempo, fará todo sentido. O que você constrói hoje é o que vai te cobrir e te proteger amanhã.

Outra coisa que precisamos vencer são as estruturas humanas. Mais a frente, lemos na Bíblia sobre a Arca do Senhor (Êxodo 37:1-9), que representava a presença de Deus. Em 2 Samuel 6:1-11, Davi está trazendo de volta para Israel a Arca do Senhor, que havia sido roubada pelos filisteus (1 Samuel 4:1-11). Mas Davi esqueceu que a Arca do Senhor deveria ser levada nos ombros dos sacerdotes (Êxodo 25:14 , Números 7:9) e a quis trazer da mesma forma que os filisteus a levaram (1 Samuel 6:7-8). O resultado foi que Uzá morreu e ninguém quis saber da Arca. Deixaram "a bomba" na primeira casa que encontraram no meio da estrada (a casa de Obede-Edom) e foram embora.

Mas quando Davi ouviu que Obede-Edom havia prosperado muito por causa da presença do Senhor representada na Arca, ele percebeu que Deus não estava bravo, Ele só queria que Davi não agisse como as pessoas que não conheciam a Deus agiam.

Desta forma, Davi chamou os sacerdotes e trouxeram a Arca do Senhor da forma correta, conforme a direção do Senhor (2 Samuel 6:12-15). Então, Davi resolveu ir além e fazer melhor: a cada 6 passos, eles paravam e ofereciam um sacrifício ao Senhor. Davi deve ter demorado muito pra chegar, mas o tempo não importava: é melhor atrasar a caminhada do que ir sem a presença do Senhor!

Noé enfrentou as chuvas que trouxeram Juízo e Condenação sobre toda a terra. Ele morou um ano na Arca até que a chuva parou e ele soltou uma pomba, que representa o Espírito Santo. Da mesma forma que o Espírito pairou sobre as águas de Gênesis 1:2, aquela pomba constatou que a terra estava vazia.

Mas tarde, quando Noé soltou a pomba pela segunda vez, ela voltou com um ramo de oliveira, que tipifica Jesus. Agora sim havia a Esperança e um lugar de pouso para o Espírito Santo começar a construir o que havia sido destruído.

Quando a Palavra de Deus caminha junto com o Espírito Santo, a construção é permanente! Noé tinha a Voz de Deus e o Espírito Santo com ele, mas havia chegado o tempo de sair da Arca e invadir um mundo destruído para trazer uma nova cultura e reconstruir todas as coisas.

Nós precisamos fazer algo (e vamos fazer!) que afete o mundo. Onde você tem enxergado destruição e morte? Somos uma geração que não pode mais ficar dentro da Arca. Temos o Espírito de Deus, temos a Palavra que é Jesus, e através de nós, Deus mostrará o Seu poder e o caos acabará.

Eu vou continuar esta mensagem no próximo post (Saia da Arca), mas quero que você reflita sobre esta primeira parte e já comece a pensar no lugar onde você vive, nos lugares que você frequenta, nas pessoas que você sabe que estão destruídas, e busque em Deus a forma como Ele quer interferir e como Ele quer trazer restauração e vida onde há morte e destruição.

Eu creio: todos nós somos os Noés dos dias de hoje. Basta aceitar o chamado!
Você aceita??

Nenhum comentário:

Postar um comentário