terça-feira, 8 de outubro de 2013

O Rei, o Estrangeiro e a Arca da Aliança (parte 1)

(Baseado na passagem bíblica de 2 Samuel 6:1-16)

Mais que um símbolo religioso, a Arca representava a presença de Deus em Israel e Sua aliança com os judeus. Porém, durante uma batalha contra os filisteus, a Arca foi tomada (1 Samuel 4:10-11) e durante 20 anos esteve fora de Israel.

Davi foi ungido rei e estava determinado a trazer a Arca de volta, pois ele sabia da importância de ter a presença de Deus em sua casa e em seu país. Ele havia enfrentado muitos problemas familiares desde jovem (rejeição, inveja, brigas, violência) e ser rei sem ter nenhuma linhagem real era um grande desafio. Ainda que ele fosse um grande guerreiro e rei, sua esperança não estava em suas forças, mas em Deus. E por isso ele desejou trazer a Arca de volta para Israel.

Ao recuperar a Arca, porém, as coisas não aconteceram como ele esperava, e uma grande tragédia ocorreu pelo caminho. O que era motivo de grande alegria se tornou motivo de choro e medo. Sem saber o que fazer, ele decidiu deixar a Arca na primeira casa que encontrou: a casa de Obede-Edom.

Obede-Edom era uma pessoa humilde, descendente de Esaú  e parte do povo de Gate, o maior inimigo de Israel. Isso deve ter tornado a situação ainda mais embaraçosa e complicada. Aparentemente, Davi estava entregando um "presente de grego" para seu inimigo.

Obede-Edom estava agora sozinho e com um grande problema: desde que foi tomada e até aquele momento, a Arca só trouxe morte por onde passou, e agora estava dentro da casa dele. Mas Obede-Edom se lembrou de seu antepassado Esaú, que abandonou ao Deus de Israel, e decidiu agir diferente: ele desejou a presença de Deus dentro de sua casa.

A Bíblia não relata como Obede-Edom se relacionou com Deus durante o período em que a Arca esteve em sua casa, mas descreve que Deus abençoou e transformou a casa de Obede-Edom de tal forma que a notícia correu por todos os lugares, até chegar em Davi.

Quando ele soube do que Deus fez com Obede-Edom, provavelmente se perguntou como aquilo era possível,  mas então entendeu o que Obede-Edom havia feito: apesar da escolha de Esaú e de seu povo, ele aceitou que a Arca entrasse em sua casa. Ele desejou  que a presença de Deus entrasse ali. Foi quando Davi percebeu que, apesar de concordar em deixar a Arca com Obede-Edom, ele precisava que a Arca estrasse na casa dele também.

-----------------------------------------------»
Esta é a segunda parte de três posts. 
Não deixe de conferir a sequência desta mensagem. Até lá! :-)


Um comentário:

  1. Melhor do que ler esta magnífica história de forma tão bem formulada é ouvi-la da pessoa que a escreveu. Muito legal!

    ResponderExcluir