segunda-feira, 16 de junho de 2014

O Quadro Antigo da Parede de Barro

 
Aconteceu em 2001 ou 2002. Eu ainda estava no colégio. A minha igreja havia começado a fazer reuniões semanais em uma comunidade carente e, junto com o estudo bíblico, distribuíamos roupas e alimentos.

Havia uma senhora que nunca faltava às reuniões. Vez ou outra, nos reuníamos na casa dela para orar.

A casa daquela senhora era um barraco, as paredes foram erguidas com tábuas e barro. O próprio chão era terra batida, sem nenhum tipo de cimento ou fundação. Aquela velhinha morava só, não tinha parentes que pudessem lhe ajudar ou cuidar dela. Era sozinha em tudo.

Apesar disso, ela era uma pessoa incrível! Sempre com um sorriso no rosto, sempre disposta a fazer um cafezinho em sua antiga chaleira e coador, sempre com um abraço gostoso e uma alegria contagiante. Tudo isso mudava todo aquele cenário de pobreza pois, em seu espírito, ela era muito rica. Mas foi numa noite em que tudo mudou.

A reunião havia acabado e estávamos conversando. Foi quando um de nós olhou para um quadro antigo que a velhinha tinha pregado em uma das paredes. Era uma moldura simples, mas nele havia uma carta.

Enquanto conversávamos, algo chamou a atenção desse meu amigo, que interrompeu a conversa, meio pálido, querendo saber mais sobre aquele quadro.

A velhinha então contou que foi cuidadora de outra senhora idosa, que era bastante rica. Ela havia cuidado daquela senhora com muito amor (aliás, não havia uma pessoa que ela tratasse diferente). Pouco tempo antes de morrer, aquela senhora a chamou e entregou uma carta. Ela disse que era uma carta escrita com todo seu coração, para agradecer por todo o cuidado que ela havia recebido nos últimos anos de sua vida.

Conforme ela narrava a história, meu amigo ficava ainda mais pálido e impaciente. Enfim, não se conteve:
- E a senhora sabe o que está escrito nesta carta que a senhora colocou na moldura do quadro???

E, para surpresa de todos, aquela humilde velhinha respondeu que não sabia ler e que, em todos aqueles anos, nunca soube o que estava escrito na carta, mas que se sentia muito feliz quando olhava para ela e se lembrava da senhora de quem cuidou.

Foi quando nosso amigo, impaciente, agitado e muito feliz ao mesmo tempo, disse a ela:
- Essa carta é um testamento!! Aquela senhora deixou uma herança para você!!

Foi como ganhar na loteria!! Ninguém sabia se ria, se chorava, se pulava, se pegava o quadro, se tirava a carta, se saía correndo, se saía gritando, se não contava pra ninguém, se ligava pra todo mundo....!! Foi um "forrobodó"!! (risos)

E eu estava me lembrando disso ontem de manhã, durante um culto na igreja. Eu havia perguntando quantas pessoas já haviam lido a Bíblia, pelo menos uma vez. Ninguém levantou a mão. Ninguém.

Sabe? Se você pegar e abrir sua Bíblia no índice, vai ver que há uma divisão em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Testamento é herança. Testamento é Promessa. E o melhor é que é um testamento de Deus diretamente para nós.
 

A Bíblia é a coisa mais próxima de Deus que temos aqui na Terra. Ela nos mostra quem é Deus e nos ensina sobre Ele e sobre quem somos. Quando não lemos a Bíblia, somos como aquela velhinha.

Deixamos a Bíblia em cima da mesa, aberta em alguma passagem bíblica conhecida, mas não fazemos idéia do que está lá. Não fazemos idéia da herança que Deus preparou para nós. E deixamos de usufruir da nossa herança pelo simples fato de TER um testamento e jamais LÊ-LO.

Aquela velhinha teve ajuda e conseguiu sua parte de herança. Ela teve uma incrível mudança de vida: comprou uma casa e mudou-se para outro lugar. Nunca mais a vi, mas nunca esquecerei de seu sorriso naquela noite.

Talvez você seja como aquela velhinha: nunca leu a Bíblia, ou quando lê não entende nada, e não faz idéia do que há nela. E está passando por situações que não precisaria passar se soubesse o que está escrito, e o que Deus preparou para você.

Eu desafio você nesta semana a ler pelo menos um capítulo da Bíblia por dia. Há vários sites na internet que oferecem roteiros de leitura diária. Procure seguir um deles ou faça o seu próprio.

Antes de ler, peça para que o Espírito Santo de Deus te ensine e te ajude a entender as escrituras (João 14:26). Peça também para que Ele te ajude a ouvir o que você precisa aprender, e busque estar sensível e atento ao Senhor, porque Ele fala de várias formas!

Vá também em uma igreja. Lá você irá aprender mais sobre a Palavra de Deus e sobre quem Ele é.

Que Deus te abençoe muito! Tenha uma ótima semana! :-)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário